Tutorial: como fazer brainstorming passo a passo

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brainstorming

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É provável que você já tenha ouvido falar daquele ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Se sim, o conceito brainstorming é a técnica ideal. Afinal, ela consiste em uma tempestade de ideias, onde os colaboradores são chamados para contribuir para uma determinada solução.

Quer entender um pouco mais sobre o brainstorming e como planejar e executar um que possa realmente te ajudar a encontrar novas ideias? 

Então continue a leitura deste artigo, e confira!

Se preferir, ouça o conteúdo!

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O que é Brainstorming?

O significado literal de Brainstorming é “tempestade de ideias”. Assim, remete a uma técnica de deixar fluir pensamentos sem julgamentos entre uma equipe ou também individualmente. Essa técnica foi criada em 1942 e pode ser utilizada em diversos ambientes e situações, com o objetivo de criar novas maneiras de enxergar problemas.

Além disso, ela ajuda você a ter ideias de marketing e definir causas e suas possíveis soluções. É uma boa técnica para explorar a criatividade dos participantes para o surgimento de novas ideias.

Ao contrário do que se costuma pensar, o Brainstorming não deve ser realizado como um bate-papo, no qual as ideias simplesmente podem “cair do céu”.

É importante ter um ambiente propício para que as contribuições dos participantes aconteçam. Por isso, é melhor executado quando há um roteiro mediado por um coordenador e a divisão do processo entre etapas.

Dessa forma, um Brainstorming pode ser uma técnica útil em agregar conhecimento para os participantes e auxiliar na gestão de problemas.

Na fase de Planejamento da metodologia PDCA, por exemplo, o Brainstorming é focado na Análise do Processo e no Plano de Ação. Assim, é possível determinar as causas que agem sobre um determinado problema e também contra-atacar esses problemas com a criação de planos de ação.

o que é brainstorming

A fase de Planejamento do PDCA também abrange o Estabelecimento da Meta/Identificação do Problema e Análise do Fenômeno, que não se encaixam no uso do Brainstorming por focarem numa análise mais aprofundada do problema/meta e sua própria identificação.

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CICLO PDCA

Os 6 tipos de brainstorming

A técnica do Brainstorming, como outras técnicas de criatividade, pode ser usada em conferências, classificações, reuniões de escritório, educação, planos de ação, entre outros. Existem seis principais tipos de Brainstorming:

  • Estruturado
  • Não estruturado
  • Individual
  • Em grupo
  • Reverso
  • Speedstorming.

Saiba mais sobre cada um deles:

1- Brainstorming estruturado

O Brainstorming Estruturado é uma técnica que alia a criatividade intrínseca ao processo de brainstorming com uma abordagem mais organizada e direcionada.

Neste método, a clareza na definição do problema ou desafio a ser abordado é essencial e deve ser compreendida por todos os participantes antes mesmo de a sessão começar, garantindo que as ideias geradas sejam relevantes e alinhadas ao objetivo.

Ao contrário de uma sessão de Brainstorming livre, onde as ideias fluem sem muitas restrições, o Brainstorming Estruturado estabelece regras e limites desde o início. Isso pode envolver a definição de um tempo específico para discussão, um número mínimo ou máximo de ideias a serem geradas, ou até mesmo regras específicas sobre como as ideias serão compartilhadas e discutidas.

O uso de ferramentas e técnicas específicas, como softwares de mapeamento mental ou planilhas, é comum para ajudar a organizar, categorizar e avaliar as ideias durante e após a sessão.

Após a sessão de Brainstorming, um follow-up estruturado é realizado para discutir as ideias selecionadas, desenvolvê-las mais profundamente e criar um plano de ação para a implementação, garantindo que as ideias inovadoras geradas não se percam, mas sim se transformem em ações práticas e estratégicas.

plano de ação

2- Brainstorming não estruturado

Este método pode ser particularmente útil em fases iniciais de projetos ou quando se busca romper com padrões de pensamento e explorar novos territórios criativos.

Isso porque o Brainstorming Não Estruturado é uma técnica que privilegia a liberdade criativa e a espontaneidade na geração de ideias, proporcionando um ambiente onde os participantes são encorajados a expressar pensamentos e sugestões sem a imposição de regras rígidas ou estruturas predefinidas.

Neste formato, a ênfase está na fluidez das ideias e na exploração irrestrita de possibilidades, permitindo que os participantes explorem livremente seus pensamentos e criatividade. A ausência de uma estrutura definida e de critérios rigorosos para compartilhamento e avaliação de ideias permite que os participantes se desvinculem das limitações convencionais e explorem perspectivas e soluções fora do comum.

No entanto, é fundamental que, após a sessão, as ideias geradas sejam compiladas, avaliadas e refinadas de maneira mais estruturada para garantir que sejam viáveis e alinhadas aos objetivos da equipe ou organização.

3- Brainstorming Individual

O Brainstorming Individual é uma técnica que envolve uma única pessoa dedicando tempo e esforço para gerar ideias e soluções sem a influência direta de um grupo. Neste método, o indivíduo utiliza sua própria criatividade e conhecimento para explorar diferentes possibilidades e alternativas para um problema ou desafio específico.

Ao contrário do brainstorming em grupo, o Brainstorming Individual permite uma reflexão mais profunda e autônoma, onde a pessoa pode explorar suas próprias ideias sem ser influenciada ou interrompida por outros. Isso pode ser particularmente útil para pessoas que preferem tempo e espaço para pensar antes de compartilhar suas ideias com os outros, ou em situações onde reunir um grupo não é prático ou possível.

Outro ponto é que o Brainstorming Individual oferece a liberdade de explorar ideias no próprio ritmo e de uma maneira que se alinhe com o próprio estilo de pensamento e criatividade do indivíduo. Além disso, pode servir como uma etapa preliminar para o Brainstorming em grupo, onde cada membro da equipe primeiro gera ideias de forma independente antes de trazê-las para discussão e refinamento coletivo.

4- Brainstorming em grupo

O Brainstorming em grupo é uma técnica colaborativa que congrega diversos indivíduos com o objetivo de gerar um amplo espectro de ideias para resolver um problema específico ou inovar em alguma área.

Neste ambiente, os participantes são incentivados a compartilhar suas ideias de forma livre e sem julgamentos, criando um caldeirão de pensamentos e sugestões que podem ser explorados e refinados coletivamente.

A dinâmica do Brainstorming em grupo é muitas vezes caracterizada por uma energia vibrante e um fluxo de ideias que se constroem mutuamente, onde uma ideia pode desencadear outra, criando uma cadeia de pensamentos e soluções potenciais. Este método aproveita a diversidade de experiências, conhecimentos e perspectivas dos participantes, permitindo que o problema ou desafio seja visto sob diferentes ângulos.

5- Brainstorming Reverso

O Brainstorming Reverso é uma técnica criativa que subverte a abordagem tradicional de busca por soluções, incentivando os participantes a pensar em maneiras de criar ou agravar o problema em questão, ao invés de resolvê-lo.

Essa abordagem contraintuitiva busca explorar o problema ou desafio de uma perspectiva totalmente diferente, permitindo que os participantes explorem cenários negativos ou indesejados e, assim, ganhem insights sobre as causas raízes e potenciais soluções ao revertê-los ou prevenção de problemas.

Dessa forma, ao focar em como causar o problema, os participantes liberam-se de certas inibições e restrições mentais, muitas vezes descobrindo aspectos e perspectivas que permanecem ocultos quando se aborda o problema de uma maneira direta e convencional.

Após a fase de geração de ideias sobre como causar ou agravar o problema, os participantes então invertem essas ideias para explorar soluções e estratégias para resolver o problema original.

6- Speedstorming

O Speedstorming é uma técnica de geração de ideias que combina elementos do brainstorming tradicional com uma abordagem de tempo limitado e ritmo acelerado.

Essa estratégia é projetada para maximizar a criatividade e a produção de ideias em um período de tempo curto e definido, forçando os participantes a pensar rapidamente e a compartilhar suas ideias sem superanalisá-las ou criticá-las.

O objetivo do speedstorming é gerar uma grande quantidade de ideias em um curto espaço de tempo, aproveitando a energia e a dinâmica que vem com o pensamento rápido e a colaboração intensiva. Essa técnica é particularmente útil quando as equipes estão presas ou precisam de uma infusão rápida de novas ideias e perspectivas.

Como fazer o brainstorming passo a passo?

Agora que você já sabe o que significa, vamos mostrar como você pode fazer um brainstorming passo a passo. Confira!

como fazer o brainstorming

Passo 1: Defina o objetivo

Comece com uma pergunta clara ou um problema a ser resolvido. Isso ajuda a manter o foco da equipe e direciona os esforços para um objetivo comum.

Passo 2: Escolha o facilitador

O facilitador deve ser alguém que possa manter a sessão organizada, garantir que todos tenham voz e manter o grupo focado no objetivo.

Passo 3: Defina as pessoas e o local

Inclua pessoas de diferentes departamentos ou áreas de especialização para trazer uma variedade de perspectivas. Idealmente, o grupo deve ter entre 5 e 8 participantes.

Além disso, escolha um ambiente tranquilo e que estimule a criatividade. Isso pode incluir salas com elementos visuais inspiradores ou até mesmo espaços ao ar livre, se possível.

Passo 4: Defina as regras

Defina regras claras, como a proibição de críticas durante a fase de geração de ideias, para criar um ambiente seguro onde todos se sintam à vontade para compartilhar. Você também pode definir as regras de acordo com o tipo de Brainstorming que você escolheu e eu apresentei anteriormente para você.

Uma dica que pode te ajudar no “quebra gelo” é realizar uma atividade de aquecimento para desinibir os participantes. Isso pode ser um jogo rápido, uma dinâmica de grupo ou uma breve sessão de meditação.

Passo 5: Deixe as ideias fluirem

Use técnicas como a escrita livre ou o mind mapping para facilitar o fluxo de ideias. Incentive os participantes a construir sobre as ideias uns dos outros. Após a fase de geração, organize as ideias em categorias e vote nas mais promissoras ou relevantes para o objetivo inicial.

Você pode fazer uma de uma matriz de prioridades, como a Matriz GUT, para definir quais das ideias pode ser priorizada em um primeiro momento.

Passo 6: Execute um plano de ação

Escolha algumas ideias principais e desenvolva-as mais detalhadamente. Discuta como essas ideias podem ser implementadas na prática. Finalize a sessão de brainstorming com a criação de um plano de ação claro, designando responsáveis e prazos para cada tarefa.

As 4 etapas do brainstorming

É interessante não as estender demais, ou pelo menos fazer com, no máximo, 50 minutos de duração para que o processo não se torne cansativo. Se não for possível encurtar as reuniões, é aconselhado dividir o desenvolvimento das etapas em mais encontros.

Utilizar o roteiro de etapas proposto aqui no Brainstorm não é obrigatório. Mas é uma dica interessante para garantir maior sucesso no envolvimento das pessoas e no entendimento e resolução dos problemas. Então, vamos ao passo a passo:

1ª Etapa: Explicação da meta/problema

O Coordenador explica ao grupo qual é a meta ou problema a ser analisado. Assim, todas as informações disponíveis sobre o objeto de estudo devem ser entregues aos colaboradores.

Assim sendo, a preparação para o Brainstorming será feita da forma mais completa e didática possível. Feito isso, é aconselhável fazer uma reflexão inicial sobre os fatores que influenciam o problema. Além de pensar sobre as diversas perspectivas que envolvem tanto a causa do problema quanto a sua solução.

Nessa etapa, pode ser utilizado o diagrama de Ishikawa, mais conhecido como Espinha de Peixe, que auxilia na exposição das causas e dá uma visibilidade. Por exemplo, o problema analisado é a falta de engajamento dos funcionários de uma empresa. O diagrama pode ser feito da seguinte forma:

diagrama de ishikawa

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Diagrama de Ishikawa

2ª Etapa do brainstorming: determinação das causas

É nessa fase que surge o apontamento das possíveis causas que provocaram o ocorrido, de forma organizada e horizontal (todos têm as mesmas oportunidades de opinarem).

O coordenador deve induzir os colaboradores a refletirem sobre essas possíveis causas, trocando informações sobre elas e esclarecendo dúvidas sobre sua importância.

Seguindo o exemplo, nessa etapa pode ser feita a distribuição de post-its para todos os participantes, nos quais eles possam escrever o que imaginam influenciar o problema.

A participação das pessoas se torna mais horizontal e justa, já que os menos interativos podem se expressar da mesma forma e o receio de julgamentos também é diminuído.

3ª Etapa: Hierarquização das causas

Após a leitura das possíveis causas para o problema, os participantes devem determinar a importância das mesmas e refletir sobre elas. Nessa etapa, é possível usar o método dos 5 Porquês para aprofundar e encontrar a raiz dos problemas citados.

A utilização dos post-its também pode ser útil nessa fase. Se duas ou mais pessoas tiverem escrito a mesma causa, é importante considerá-la em prioridade.

O coordenador terá esse papel de ler o que foi escrito e organizar por relevância. Cabe a ele classificar os problemas mais prioritários que exigem uma solução mais urgente.

clareza das estratégias

4ª Etapa do brainstorming: Criação do plano de ação

Depois de definidas as causas mais e menos prioritárias, é hora de criar contramedidas para contornar a situação e gerar ideias novas. Nesse caso, é importante questionar quais dessas ações terão mais impacto, quais são as mais fáceis, rápidas, seu custo financeiro etc.

É possível utilizar o sistema de post-its novamente, na qual eles são entregues para os participantes, que escrevem o que acreditam ser necessário para solucionar o problema.

Se houver uma grande variação de ações, pode ser um sintoma de que as causas ainda não foram identificadas, portanto, é fundamental voltar à etapa anterior. Se isso não acontecer, é sinal de que o Brainstorming está sendo bem-sucedido e que é preciso hierarquizar também essas contramedidas.

É interessante utilizar aqui a metodologia 5W2H, geralmente criada em formato de tabela (como mostrado abaixo), que consiste em se fazer algumas perguntas diante das ações pensadas para determinado problema, sendo elas: what (o que), why (por quê), where (onde), who (quem), when (quando), how (como) e how much (quanto).

5w2h

1- O que?

Aumentar o engajamento dos colaboradores.

2- Por quê?

O desempenho tem caído e a rotatividade de funcionários é maior do que o desejado.

3- Como?

Viabilizando uma cultura organizacional que acolha os colaboradores e incentive seu desempenho.

4- Onde?

Em toda a organização.

5- Quem?

CEOs, gerentes etc.

6- Quando?

A partir da data do Brainstorming.

7- Quanto?

Definir quanto custam as ações de engajamento para a empresa.

Criamos um vídeo com o resumo das etapas para você consultar quando quiser, confira abaixo. Se inscreva no nosso Canal do Youtube para ter acesso a mais vídeos como esse.

Para que serve o brainstorming?

Em um processo de brainstorming, a diversidade de pensamentos e perspectivas é não apenas permitida, mas essencial para explorar diferentes ângulos e possibilidades que, muitas vezes, permanecem inexplorados em abordagens mais convencionais de resolução de problemas. A técnica serve para romper barreiras do pensamento linear e habitual, incentivando os participantes a expressarem suas ideias livremente, sem o medo de julgamentos ou críticas.

Além de ser uma fonte rica para a geração de ideias, o brainstorming também serve para:

  • Estimular o pensamento criativo: cria um espaço seguro onde os participantes são encorajados a pensar fora da caixa e explorar ideias inovadoras e até mesmo audaciosas.
  • Promover a colaboração e coesão da equipe: ao envolver membros de diferentes áreas ou com diversas especialidades, promove-se um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo, onde as ideias de um podem inspirar insights e mais ideias em outros.
gerações
  • Identificar soluções para problemas complexos: ao explorar uma variedade de perspectivas e experiências, o brainstorming pode revelar soluções inovadoras e criativas para desafios e problemas que pareciam intrincados ou insolúveis.
  • Desenvolver produtos, serviços e estratégias: é uma técnica frequentemente utilizada para desenvolver novos produtos, serviços ou estratégias de negócios, explorando diversas possibilidades e alternativas.
  • Incentivar a participação e o engajamento: ao proporcionar um espaço onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas, o brainstorming serve para aumentar o engajamento e a satisfação da equipe, fazendo com que os membros se sintam valorizados e parte integrante das soluções e inovações da organização.
  • Rápida tomada de decisão: em situações onde as decisões precisam ser tomadas rapidamente, um brainstorming eficaz pode trazer à tona diversas opções e caminhos em um curto espaço de tempo, facilitando a tomada de decisões informada e diversificada.

Próximos passos

É importante focar em cada etapa do brainstorming, dando atenção à opinião de todos os participantes e zelando pela boa organização realizada pelo mediador. Assim, o resultado do processo será enriquecedor e positivo.

Em brainstormings malsucedidos, é possível notar que alguns erros foram cometidos durante o desenvolvimento da técnica, que resultam na dispersão da equipe ou na limitação da contribuição dos envolvidos.

É necessário ter um cuidado para que a dinâmica social não seja dominada por indivíduos que intimidam a participação dos outros ou pelo medo de sofrer julgamento pelas próprias ideias.

Em regra, é importante criar um ambiente confortável e igualitário para todos os participantes para que o brainstorming seja realmente eficiente.

E a melhor maneira para isso é contar com um sistema de planejamento estratégico que ajuda a aumentar, engajar e turbinar os seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.

Esse sistema de gestão empresarial, permite o acompanhamento integrado do desempenho corporativo, e o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.

E no mercado, um software que possui todas essas características é o STRATWs One, que permite aos gestores organizarem sua rotina de trabalho com melhor gerenciamento e engajamento de todo o time.

Gostou de aprender como fazer brainstorming passo a passo? Implemente em sua empresa e conte-nos se deu certo nos comentários!

Clareza da estrategia